TIPOS DE OURO
Entenda a diferença entre os tipos de ouro.
O ouro é o metal mais utilizado em joias, seja em seu tom amarelo, o mais tradicional; branco e rosa. É o metal nobre, resistente à corrosão por ácidos ou sais, e por não sofrer oxidação e ser bastante, tem preço elevado no mercado de joias. Porém, existem diferentes tipos de ouro e maneiras de utilizá-lo na fabricação de peças.
O que muitos não sabem é que o ouro utilizado na fabricação de joias é, na verdade, uma liga, ou seja, uma mistura de materiais. O ouro puro é um material extremamente maleável, tão maleável, que um simples aperto de mão, em uma mão que usasse um anel de ouro, seria capa de alterar o formato da peça. A mistura de metais, dessa forma, confere além da maleabilidade, durabilidade à joia que será produzida. Confira a diferença entre os tipos de ouro:
OURO PURO
O ouro puro, diretamente extraído da natureza, é extremamente mole. Essa propriedade faz com que o metal seja facilmente riscado por outros elementos. Além disso, peças como o ouro "fino" facilmente se amassam ou perdem a forma, mesmo que ao menos impacto.
Portanto, para ganhar resistência que uma joia requer, o ouro é fundido em ligas metálicas, com outros materiais.
COLORAÇÃO DO OURO
Para produção das diferentes colorações de ouro, existem porcentagens específicas de metais a serem seguidas. O ouro amarelo é composto de mais 2/3 de prata e 1/3 de cobre, o ouro rosa, de 1/3 de cobre e 2/3 de prata. Já o ouro branco é uma liga de ouro e paládio.
Seja no tom amarelo, branco, rosa ou vermelho, o ouro é um metal capaz de potencializar a beleza de qualquer joia! A mistura de colorações em peças é também uma opção muito bacana para conferir originalidade a uma peça.
BANHO DE RÓDIO
Por ser um acabamento, o banho de ródio vai se desgastando com o tempo e isso é completamente natural! Quanto maior o uso da joia, maior será o seu desgaste.
Brincos rodinados tem um desgaste menor, pos são utilizados por menos tempo, não costumam sofrer atritos, são constantemente retirados na hora de dormir, tomar banhos, etc. Isso evita o desgaste do banho.
Já anéis são os que mais apresentam desgastes no banho de ródio. Isso porque raramente os retiramos e, por serem utilizados nos dedos, estão constantemente em contato com outros objetos. Perceba que a parte maior desgaste do banho acaba sendo a parte de baixo do anel, aquela que justamente fica mais em contato com aquilo que seguramos, tocamos, etc.
E quanto tempo dura o banho de ródio?
Isso varia muito de pessoa pra pessoa e tem relação direta com a frequência de uso e cuidado com a joia. Em alianças, o banho de ródio costuma durar de 6 meses há um ano. Há pessoas que usam por muitos anos e não percebem - ou se incomadam com o leve aspecto menos prateado da joia.
Vou ter que fazer a manutenção do banho de ródio sempre?
Como mencionamos acima, existem pessoas que nem percebem que a joia está levemente amarelada. Outros porém, ficam um pouco incomodados assim que percebem que a camada amarelada está começando a aparecer. Por isso, leve em consideração seu gosto pessoal: se você gosta do aspecto totalmente prateado é bem provável que você tenha que refazer o acabamento de tempos em tempos para alcançar esse resultado.
Se a ideia é ter o menor trabalho possível, sem dúvida recomendamos que você opte pelo ouro amarelo ou pelo ouro rosa, já que o ouro branco com certeza acaba exigindo maior manutenção em razão da necessidade do banho de ródio! Leve isso em consideração na hora de escolher sua joia!